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Grupo de Estudos da Marca – GEMA

Líder

Francisco Antonio Serralvo

Forma de contato
serralvo@pucsp.br

Descrição/Objetivos do núcleo

Em uma perspectiva econômica, o ato do consumo implica, quase sempre, em se relaizar escolhas. Nesse sentido, alguns fatores são determinante como, por exemplo, o nível de utilidade (demanda por benefícios), o grau de substituição (similariedade da oferta) e, claro, a limitação econômica do acesso ao bem (poder de compra). Esses fatores delimitam a atuação das organizações empresariais no espectro concorrencial, onde se busca a preferência do consumidor em seu processo de escolha no momento do consumo. Um dos fatores muito explorado na disputa competitiva entre as organizações é a diferenciação da oferta (produto) com vistas a se distinguir da concorrência e obter vantagens competitivas. A marca, nesse contexto, assume papel preponderante na busca da vantagem competitiva das organizações. Os estudos do grupo estão voltados para a buscado do entendimento da dinâmica das marcas, na perspectiva da realidade brasileira, como fator de redução da percepção de risco por parte dos consumidores, e visam identificar modelos de gestão relativos especificamente à realidade brasileira, no intuito de se reflefir sobre como estruturar e desenvolver marcas nacionais, capazes de apresentar forte ancoragem dos produtos. Atualmente o grupo desenvolve pesquisa voltada para o desenvolvimento da gestão das marcas em ambientes virtuais das micro, pequenas e médias empresas.

Linhas de Pesquisa do núcleo

  1. Gestão de Marcas

    Estabelecer os eixos centrais da construção e desenvolvimento das marcas, com vistas a ampliar e consolidar posições competitivas. Discutir as vatagens e limitações do posicionamento e gestão estratégica das marcas em mercados de elevado grau de complexidade. Refletir sobre os impactos que a nova onda tecnológica está produzindo sobre a gestão de marcas.
  1. Patrimônio de marca
    Identificar e avaliar os principais atributos intangíveis que melhor produzam as associações positivas e que confiram prestígio e distinção às marcas em seus mercados. Investigar os fatores determinantes da lealdade a marcas.

Projetos em Andamento

Criação e gestão de marcas em ambientes virtuais no contexto das Micro e Pequenas empresas: um estudo da realidade brasileira

Partindo da premissa que o ambiente competitivo exige das empresas o aprimoramento contínuo do nível de relacionamento com os clientes, é vital acompanhar as novas maneiras de interação deste consumidor com a empresa nos ambientes virtuais. Neste projeto, busca-se investigar o impacto da internet na construção de marcas e seus relacionamentos com clientes. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é desenvolver um modelo de gestão de marcas em ambientes virtuais focado na realidade das micro e pequenas empresas brasileiras. Será realizado um levantamento documental e bibliográfico sobre a temática dominante com vistas a sintetizar o pensamento que dará a sustentação aos discursos na área e as pesquisas de campo. Para a análise dos dados, os procedimentos metodológicos se dividem em duas fases. Na primeira fase, será realizado um estudo qualitativo apoiado em entrevistas em profundidade com empresários e representantes de entidades de classe e agências governamentais para se obter um diagnóstico da realidade brasileira. Um roteiro de entrevistas com perguntas semi-estruturadas, que será construído a partir do mapeamento da teoria, será utilizado como instrumento de coleta. A segunda fase trará as hipóteses que serão verificadas por meio de uma pesquisa quantitativa a ser realizada inicialmente na cidade de São Paulo, estendendo-se posteriormente a outras regiões do estado e do país, visando a consecução do objetivo da pesquisa.

Projetos Realizados

Gestão das marcas no contexto brasileiro

O projeto se propõe a tratar de tema extremamente relevante no atual cenário competitivo – a gestão das marcas. A finalidade é aprofundar a compreensão sobre as marcas e colaborar no desenvolvimento de habilidades para apoiar iniciativas de construção de marcas sólidas e de sua gestão ao longo tempo. O foco centra a gestão de marcas brasileiras, criadas por empresas brasileiras ou estrangeiras que competem no nosso mercado.

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