Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Voltar para Página inicial
Áreas de Concentração
Mestrado Administração
Doutorado Administração
Disciplinas Administração
Processo Seletivo Administração
 Administração - Projetos Realizados
 Administração - Dissertações
Administração - Agenda e eventos programados
Administração - Gestão Sustentável
Administração - Boletim BISUS
Administração - Boletim on-line BASTA
Administração - Agenda de Eventos

Veja mais eventos

> Calendário Acadêmico
> Defesas da Semana
> Secretaria Acadêmica
> Bolsas de Estudo
> Expediente da Secretaria
> Biblioteca

DURAÇÃO DO CURSO

O Programa de Pós-Graduação em Administração tem duração mínima de 1 ano e meio (18 meses) e no máximo de 2 anos e meio (30 meses).

BOLSAS

Os alunos do curso podem requerer bolsas de estudos, oferecidas pela CAPES. A seleção é realizada pela Comissão de Bolsas do Programa e o atendimento depende de vagas, que surgem apenas por substituição.
Para pleiteá-las, o aluno deverá apresentar na data indicada pelo edital, os seguintes documentos:

  1. Projeto de pesquisa
  2. Cópia da carteira de trabalho (último registro)
  3. Cópia do comprovante de renda
  4. Carta expondo os motivos para estar pleiteando a bolsa

AULAS

As disciplinas são oferecidas de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 12:00h, das 13:00 às 16:00h, das 16:00 às 19:00h e, ocasionalmente, das 19:00 às 22:00. O aluno poderá matricular-se nas disciplinas de acordo com sua linha de pesquisa..

ATIVIDADES PROGRAMADAS

O mestrando deverá cumprir 03 (três) créditos de Atividades Programadas, escolhidos entre as abaixo enumeradas:
1 – Publicação de artigo em revista especializada (01 crédito);
2 – Participação em Núcleo de Pesquisa (01 crédito);
3 – Participação em Seminário de Pesquisa realizado pelo Núcleo (01 crédito)
4 – Participação em congresso da área com apresentação de trabalho ( 01 crédito)

A atividade referente a publicação de artigo é obrigatória para todos os mestrandos.

Os créditos de atividades programadas são obrigatórios e obtidos por meio da comprovação de três, das quatro atividades citadas. O aluno deverá apresentar à secretaria do Programa, em formulário preenchido, anexo a uma cópia que comprove a atividade realizada.

ORIENTAÇÃO

O orientador é o professor que acompanha o trabalho do aluno até a fase final de defesa pública. A escolha do professor orientador é feita pelo aluno e aprovada pelo referido orientador e pela Coordenação do Programa.

A matrícula em orientação deverá ser efetuada no período de matrícula, não havendo um semestre específico para sua realização. Sugere-se que não seja feita tardiamente ou após a conclusão das disciplinas. A orientação de leituras e de disciplinas a serem cursadas é um fator que facilita a elaboração da dissertação.

A relação orientador-orientado é de co-responsabilidade. A dissertação é do aluno que através de um processo de aprendizagem individualizado tem no orientador alguém que aponta direções, discute a pesquisa, sugere bibliografia, levanta dúvidas metodológicas e conceituais, estabelecendo uma dinâmica construtiva com o orientando no contexto de um processo reflexivo crítico.

As reuniões de orientação devem ser estipuladas de comum acordo orientador/orientado e de acordo com as necessidades e demandas do trabalho, para isto é importante fazer um cronograma de trabalho.

Após a escolha do orientador, a elaboração da dissertação deve ser uma preocupação permanente do mestrando, seja na escolha das disciplinas, seja das leituras que facilitarão o andamento do trabalho.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O exame de qualificação antecede a defesa de dissertação e é obrigatório. Para qualificar o aluno deverá ter concluído todos os critérios exigidos pelo programa.

Neste exame o aluno apresentar o seu projeto de dissertação com clara definição do problema a ser estudado, referencial teórico definido e elaborado e clara indicação da metodologia a ser adotada além da indicação da bibliografia a ser usada no trabalho.

É constituída uma banca examinadora com três professores, participando da mesma o orientador do aluno. O exame de qualificação tem como objetivo principal avaliar o projeto, aprovando-o ou não. É o momento no qual o aluno tem a oportunidade de ouvir outros professores e adicionar sugestões, clarear suas idéias e aprimorar seu projeto.

A não aprovação do projeto de dissertação obriga o aluno a reformulá-lo e reapresentá-lo a mesma banca examinadora.

É importante programar o exame de qualificação no seu cronograma de trabalho, deixando em espaço de tempo entre este exame e a data final de apresentação da dissertação.

O exame de qualificação deverá ser realizado, no mínimo, 3 meses antes do depósito da Dissertação, de acordo com a norma da C.G.P.G.

INFORMAÇÕES PARA SOLICITAR EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O mestrando deve conversar com seu orientador para saber se seu trabalho está avançado o suficiente para o exame de qualificação. Após a aprovação do trabalho pelo orientador, o mesmo deverá indicar, em formulário próprio, a banca e a data do exame para aprovação do Colegiado do Programa. Para que isso aconteça, o mestrando deverá apresentar os seguintes documentos na secretaria do programa:

1 - ) formulário de solicitação de qualificação devidamente preenchido e assinado pelo orientador.
2 - ) formulário de verificação de processo que o aluno poderá solicitar pessoalmente na secretaria de alunos, sala 4A-01  ou pelo site da PUC no link http://www.pucsp.br/pos/downloads/formulario_verificacao.html
Obs.: o aluno deverá solicitar verificação de processo no prazo mínimo de 48 horas de antecedência da data prevista da entrega da solicitação.

Esses documentos deverão ser entregues até as 18:00 horas da segunda-feira que antecede a reunião do

Colegiado (esta reunião ocorre toda segunda terça-feira de cada mês). Sem estes documentos não haverá aprovação da banca.

O agendamento do exame de qualificação é de responsabilidade do aluno/orientador.

O mestrando é responsável pela entrega dos 3 volumes do trabalho aos professores aprovados para a banca.

RESERVA DE EQUIPAMENTOS

Para reservar o retroprojetor, projetor de multi-mídia e tv/vídeo o aluno deverá dirigir-se, com antecedência, o Setor de Apoio Audio-Visual na sala 134-A corredor C (corredor da Ministro Godói) no 1º andar.

Por determinação do setor de Audio-Visual para solicitação de qualquer equipamento o aluno deverá levar uma cópia do atestado de matrícula, sem esse documento não será efetuada a reserva. As reservas só poderão ser feitas para mês vigente e na última semana do mês para o subseqüente. (Ex. para solicitar equipamento para 03 de maio somente a partir de 25 de abril)

O atestado de matrícula deverá ser solicitado na Secretaria de Alunos, sala 4A-01 - 4º andar.
DISSERTAÇÃO

A dissertação é um trabalho científico que deverá ser realizado pelo aluno como exigência para obtenção do título de Mestre. Apesar de ser a etapa final do curso, na realidade ela se inicia desde a matrícula, uma vez que se exige, na seleção, um pré-projeto, ou seja, uma proposta inicial de dissertação.
ATENÇÃO: Todas as defesas são divulgadas semanalmente no site www.pucsp.br no link da secretaria de dissertações e teses.

ENTREGA DE DISSERTAÇÃO

Pelo calendário geral da PUC/SP os meses de março e agosto destinam-se à entrega dos exemplares da dissertação à Secretaria de Dissertações e Teses. Exige-se do aluno a matrícula no semestre anterior à defesa.

Informações para o depósito de dissertação disponíveis no site www.pucsp.br/pos no link dissertações e teses.

DEFESA PÚBLICA

É constituída uma banca examinadora formada pelo(a) orientador(a), por um professor do Programa de

Administração e por um professor doutor de outra universidade ou de outro Programa de Pós- graduação da PUC/SP.

O aluno deverá expor, de 20 a 30 minutos, o problema de pesquisa, o referencial teórico, os objetivos da dissertação, a metodologia e os resultados do trabalho.

Cada membro da banca terá 30 minutos para argüir, tendo o aluno o mesmo tempo para responder as questões colocadas.

A defesa será realizada 45 dias após a entrega dos exemplares na Secretaria de Dissertações e Teses.

 


PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais