DISCIPLINA: TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Disciplina Obrigatória MESTRADO
PROFESSOR:Arnaldo Nogueira
HORÁRIO :4ª Feira das 9:00 às 12:00 horas
OBJETIVOS:
Como a administração é uma atividade exercida em organizações, e também a pesquisa e a reflexão ocorrem freqüentemente tendo organizações como unidade de análise, é fundamental que o estudo do que se acumulou a título de conhecimento organizacional seja apresentado a pós-graduados. O curso adotará uma abordagem tópica ou temática, tratando dos principais temas que ocupam a área organizacional, procurando contextualizá-los em termos de seu desenvolvimento histórico. Sempre que se justificar as preocupações com o desenvolvimento de teorias serão referidos a problemas práticos da gestão de organizações.
BIBLIOGRAFIA:
CLEGG, Stewart R., HARDY, Cynthia e NORD, Walter R. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo, Atlas, 1999. Volume 1 – capítulos 1e17.
HATCH, Mary Jô, Organization Theory-Modern, Symbolic and Post modern Perspectives. Oxford, Oxford University Press, 1997.
MICKLETHWAIT, John e Adrian Wooldridge, Os Bruxos da Administraçã0-Como entender a Babel dos gurus empresariais. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998. Capítulos 1,2, 3, 5, 6, 7, 9, 11, 12 e a conclusão.
SUBIR CHOWDHURY; Peter Senge. C.K. Pralahad e outros, Administração no Século XXI – O estilo de Gerenciar hoje e no futuro. São Paulo, Editora Financial Times – Prentice Hall, 2003.
VASCONCELOS, Flávio Carvalho de e Isabella Freitas de Vasconcelos (orgs.), Paradoxos Organizacionais; Uma Visão Transformacional. São Paulo, Editora Thomson, 2004.
|