Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Áreas de Concentração

PROFESSOR: Fabio Gallo
HORÁRIO: 3ª Feira das 16:00 às 19:00 horas

EMENTA:
O processo de integração das economias, aliado a velocidade dos avanços da informação tecnológica, provoca profundas mudanças, aumentando a mobilidade dos capitais entre as nações. Neste ambiente econômico os países emergentes na busca de sua integração econômica abrem suas economias para receberem capitais. Quanto mais bem estruturado for o seu mercado de capital, mais fácil será a captação de recursos externos e dentro do próprio país. Por outro lado, no ambiente competitivo que as empresas vivem na atualidade, há a necessidade de cada organização manter sua própria estratégia competitiva. O desenvolvimento explícito dessa estratégia pode ocorrer por meio do processo de planejamento da organização. Como nos ensina Porter o desenvolvimento de uma estratégia competitiva determina o modo como a organização irá atuar no ambiente competitivo, quais suas metas e políticas necessárias para realizá-las. Este desenvolvimento consiste em relacionar a empresa com o seu meio de atuação, ou seja, relacionar a empresa com a indústria ou com as indústrias em que ela compete, de modo a compreender a concorrência e assim identificar as características estruturais que possibilitam a formulação de estratégias na busca de vantagens competitivas. No planejamento estratégico da organização é parte essencial planejar suas políticas de investimento, financiamento e dividendos. Sendo que a obtenção de recursos mais baratos e com maior facilidade por parte das empresas permite competir de maneira mais adequada, aumentar sua produtividade e gerar mais empregos. Entre outros, os fatores aqui apontados são essenciais para o desenvolvimento de uma nação. O curso objetiva dar aos alunos uma visão aprofundada do processo de investimentos. Permitindo o conhecimento da estrutura e funcionamento do mercado financeiro e em particular o mercado de capitais no Brasil. Ao final do programa, os alunos deverão possuir conhecimentos sobre as principais características, operações e atuações dos agentes no mercado de investimento. Composição e administração de carteiras. Fatores e mensuração do risco e atuação para sua administração no mercado de fundos em particular e de investimentos em geral.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Livro texto: "INVESTMENTS" - BODIE, KANE e MARCUS – 8th. McGraw-Hill Irwin. 2010 PORTER, MICHEL. Estratégia Competitiva. 1a. Ed. Campus. 2005 SÉRIO, LUIZ C. DI e VASCONCELOS, MARCOS A. Estratégia e Competitividade Empresarial. 1a. Ed. Saraiva. 2008 ELTON, GRUBER and BROWN. Modern Portfolio Theory and Investment Analysis. 9th. Wiley. 2009 REILLY, F. and BROWN, K. Investment Analysis and Portfolio Management. 8th. Thomson-Southwestrn. 2008 HULL, John C. Options, Futures and Other Derivatives. 7th edition, Pearson/Prentice-Hall, 2008. HULL, John C. Fundamentos dos Mercados de Futuros e Opções. 6a. ed., BM&F, 2010. MARINS, André. Mercados Derivativos e Análise de Risco. Vol.1 e 2. 2ª. Ed. AMS Editora, 2009. ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. 9. ed. Atlas, 2009. CAVALCANTE, Francisco; MISUMI, Jorge Yoshio. Mercado de Capitais. 7ª Ed., Campus, 2008. MELLAGI FILHO, Armando; MISUMI, Jorge Y. Mercado financeiro e de capitais. 6ª.Ed.Atlas, 2005. SECURATO, José Roberto. Cálculo Financeiro das Tesourarias. 4.ed. Saint Paul Institute, 2008. SHILLER, Robert J. Exuberância irracional. São Paulo: Makron, 2000.

PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais