Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Voltar para Página inicial
Áreas de Concentração
Mestrado Administração
Doutorado Administração
Disciplinas Administração
Processo Seletivo Administração
 Administração - Projetos Realizados
 Administração - Dissertações
Administração - Agenda e eventos programados
Administração - Gestão Sustentável
Administração - Boletim BISUS
Administração - Boletim on-line BASTA
Administração - Agenda de Eventos

Veja mais eventos

> Calendário Acadêmico
> Defesas da Semana
> Secretaria Acadêmica
> Bolsas de Estudo
> Expediente da Secretaria
> Biblioteca

DISCIPLINA: DIDÁTICA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Disciplina Obrigatória DOUTORADO
PROFESSOR:Claudio Tordino
HORÁRIO : 2ª Feira das 12:45 às 15:45 horas

EMENTA:
O conteúdo da disciplina visa o preparo e aprimoramento dos doutorandos para a prática docente através da instrumentalização teórica-prática de estratégias de ensino embasadas em abordagens didáticas-pedagógicas,que possibilitem a reflexão crítica do papel social do professor e seu compromisso com um processo de ensino-aprendizagem eficaz na capacitação profissional dos educandos e na sua realização social.

BIBLIOGRAFIA:
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M.; Estratégias de ensino-aprendizagem, 19. ed. Petrópolis: VOZES, 1998. CARVALHO, D. C. A educação como projecto antropológico. Porto: Edições Afrontamento, 1992. CARVALHO, I. M. O processo didático.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1987. GARCIA, C. M. Formação de professores – para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. MASETTO, T. M. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. MASETTO, T. M. Didática - A aula como centro. 4 ed. São Paulo: FTD, 1997. MORAIS, R. O que é ensinar. São Paulo: EPU, 1980. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000. PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artemed, 1999. TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais