DISCIPLINA: DIDÁTICA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Disciplina Obrigatória DOUTORADO
PROFESSOR:Claudio Tordino
HORÁRIO : 2ª Feira das 12:45 às 15:45 horas
EMENTA:
O conteúdo da disciplina visa o preparo e aprimoramento dos doutorandos para a prática docente através da instrumentalização teórica-prática de estratégias de ensino embasadas em abordagens didáticas-pedagógicas,que possibilitem a reflexão crítica do papel social do professor e seu compromisso com um processo de ensino-aprendizagem eficaz na capacitação profissional dos educandos e na sua realização social.
BIBLIOGRAFIA:
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M.; Estratégias de ensino-aprendizagem, 19. ed. Petrópolis: VOZES, 1998.
CARVALHO, D. C. A educação como projecto antropológico. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
CARVALHO, I. M. O processo didático.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1987.
GARCIA, C. M. Formação de professores – para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MASETTO, T. M. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, T. M. Didática - A aula como centro. 4 ed. São Paulo: FTD, 1997.
MORAIS, R. O que é ensinar. São Paulo: EPU, 1980.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artemed, 1999.
TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
|