DISCIPLINA: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Disciplina Eletiva - Administração e Planejamento – MESTRADO E DOUTORADO
PROFESSOR:Francisco Antonio Serralvo
HORÁRIO :4ª Feira das 12:45 às 15:45 horas
EMENTA:
Ao introduzir a temática do consumo e do comportamento do consumidor, a disciplina busca estabelecer as origens das investigações na área, refletindo sobre as contribuições da economia, psicologia, sociologia e antropologia, e as formas que o marketing se apropriou dessas contribuições; Analisa os fundamentos que determinam os modelos de comportamento e suas generalizações empíricas; Pondera sobre as principais tendências e transformações que o comportamento do consumidor apresenta no contexto atual e futuro.
OBJETIVOS:
Discutir sobre as principais contribuições e modelos voltados para a investigação do comportamento do consumidor, suas tendências e perspectivas futuras com vistas a dimensionar as ações estratégicas do marketing em ambientes de alta competitividades
BIBLIOGRAFIA:
ASSAEL, Henry. Consumer behavior and marketing action. 6ª. ed. Cincinnati: South-Western, 1998.
BERKMAN, Harold W. & et. al. Consumer behavior. Chicago: NTC, 1997.
ENGEL, James F. & et. al. Comportamento do consumidor. 8ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: EPU, 1998.
GOMIDE, Paula I. C. & DOBRIANSKYJ, Lídia N. Análise experimental do comportamento. 2ª. ed. São Paulo: Edicon, 1998.
MOWEN, J. & MINOR, M. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2002.
PIETROCOLLA, Luci Gati Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Global, 2000.
SCHIFFIMAN, Leon G. & KANUK, Leslie L. Comportamento do consumidor. 6ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SILVERSTEIN, Michael J. & STALK JR., George. ed. Rompendo hábitos de consumo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor. 5ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002
|