Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Voltar para Página inicial
Áreas de Concentração
Mestrado Administração
Doutorado Administração
Disciplinas Administração
Processo Seletivo Administração
 Administração - Projetos Realizados
 Administração - Dissertações
Administração - Agenda e eventos programados
Administração - Gestão Sustentável
Administração - Boletim BISUS
Administração - Boletim on-line BASTA
Administração - Agenda de Eventos

Veja mais eventos

> Calendário Acadêmico
> Defesas da Semana
> Secretaria Acadêmica
> Bolsas de Estudo
> Expediente da Secretaria
> Biblioteca

DISCIPLINA                 TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSOR               Arnaldo Nogueira
HORÁRIO                    4ª Feira das 9:00 às 12:00 horas

OBJETIVO
Como a administração é uma atividade exercida em organizações, e também a pesquisa e a reflexão ocorrem freqüentemente tendo organizações como unidade de análise, é fundamental que o estudo do que se acumulou a título de conhecimento organizacional seja apresentado a pós-graduados. O curso adotará uma abordagem tópica ou temática, tratando dos principais temas que ocupam a área organizacional, procurando contextualizá-los em termos de seu desenvolvimento histórico.  Sempre que se justificar as preocupações  com o desenvolvimento de teorias serão referidos a problemas práticos da gestão de organizações.

BIBLIOGRAFIA
CLEGG, Stewart R., HARDY, Cynthia e NORD, Walter R. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo, Atlas, 1999. Volume 1 – capítulos 1e17.
HATCH, Mary Jô, Organization Theory-Modern, Symbolic and Post modern Perspectives. Oxford, Oxford University Press, 1997.
MICKLETHWAIT, John e Adrian Wooldridge, Os Bruxos da Administraçã0-Como entender a Babel dos gurus empresariais. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998. Capítulos  1,2, 3, 5, 6, 7, 9, 11, 12 e a conclusão.
SUBIR CHOWDHURY; Peter Senge. C.K. Pralahad e outros, Administração no Século XXI – O estilo de Gerenciar hoje e no futuro. São Paulo, Editora Financial Times – Prentice Hall, 2003.

VASCONCELOS, Flávio Carvalho de e Isabella Freitas de Vasconcelos (orgs.), Paradoxos Organizacionais; Uma Visão Transformacional. São Paulo, Editora Thomson, 2004.


PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais