Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Voltar para Página inicial
Áreas de Concentração
Mestrado Administração
Doutorado Administração
Disciplinas Administração
Processo Seletivo Administração
 Administração - Projetos Realizados
 Administração - Dissertações
Administração - Agenda e eventos programados
Administração - Gestão Sustentável
Administração - Boletim BISUS
Administração - Boletim on-line BASTA
Administração - Agenda de Eventos

Veja mais eventos

> Calendário Acadêmico
> Defesas da Semana
> Secretaria Acadêmica
> Bolsas de Estudo
> Expediente da Secretaria
> Biblioteca

DISCIPLINA                 MERCADO DE CAPITAIS
PROFESSOR               Rubens Famá
HORÁRIO                    2ª Feira das 16:00 às 19:00 horas

EMENTA
Dar aos participantes domínio dos conceitos que envolvem o Mercado de Capitais em termos de Mercado Monetário, Mercado de Câmbio, Mercado de Crédito e Mercado de Títulos de Emissão das Empresas.
Tratar das pesquisas na fronteira do conhecimento possibilitando o estudo e a investigação que levem ao teste de modelos e ao desenvolvimento de modelos gerando artigos acadêmicos voltados para a realidade do Mercado Brasileiro.

CONTEÚDO

  1. Mercado Monetário - Conceito, principais títulos públicos, taxa base da economia, taxa SELIC e taxa CDI, estrutura temporal de taxas de juros do mercado brasileiro.
  2. Mercado de Câmbio - Conceito e necessidades do mercado de câmbio. Tipos de operações e tipos de câmbio. O mercado de câmbio no Brasil - Lei 4131, Resolução 63, transferência internacional de reais.
  3. Mercado de Crédito - Conceito de crédito bancário, formação da taxa de crédito e o Spreed bancário, crédito bancário de custo, médio e longo prazo.
  4. Análise dos problemas de crédito de longo prazo no financiamento do processo produtivo. Uma visão do que ocorre nas principais economias e no Brasil.
  5. O Mercado de Títulos Emitidos pelas Empresas: Conceito de mercado de capitais, o lançamento de títulos pelas empresas - debêntures, ações e commercial papers, títulos no mercado mundial - Bônus, Notas e ADR e as bolsas de valores.

BIBLIOGRAFIA
Elton, Edwins. e Gruber, Martin J - Portfólio Theory and Asset Pricing. Cambridge, Mit Press, 1999
Fabozzi, Frank e Modigliani, Franco - Capital Markets. New Jersey, Prentice Hall, 1996.
Assaf  Neto, Alexandre. Mercado Financeiro. São Paulo, Atlas, 2001, 4ª Edição
Costa Jr, N.C; Leal, Ricardo P. C.; Lembgruder, E. Facó. Mercado de Capitais - "Análise Empírica no Brasil". São Paulo, Atlas, 2000.
Chancellor, Edward. Salve-se quem Puder. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais