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DISCIPLINA                 FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO FINANCEIRA DE EMPRESAS
PROFESSOR               José Odálio dos Santos
HORÁRIO                    4ª Feira das 16:00 às 19:00 horas

EMENTA
Num contexto de crescente competitividade, em que freqüentemente ocorrem fusões, aquisições e privatizações, nenhuma área contábil-financeira tem sido tão palpitante quanto a avaliação de empresas.  Ao avaliar uma empresa, objetivamos alcançar o valor justo de mercado, ou seja, aquele que representa, de modo equilibrado, a potencialidade econômica de determinada companhia. Entretanto, o preço do negócio somente será definido com base na interação entre as expectativas dos compradores e vendedores.  Não existe um valor correto para um negócio.  Cada agente estimará um valor, de acordo com a quantidade e qualidade das informações obtidas.  Existem vários modelos de avaliação de empresas, devendo sua escolha considerar o proprósito da avaliação e as características próprias do empreendimento. Eles podem ser classificados da seguinte forma: 1. técnicas comparativas de mercado; 2. técnicas baseadas em ativos e passivos contábeis ajustados; e 3. técnicas baseadas no desconto de fluxos de caixa futuros. Tais técnicas são apresentadas em detalhes ao longo deste curso.

OBJETIVO GERAL
A disciplina visa propiciar ao aluno uma sólida visão do processo detalhado de avaliação e determinação do valor de empresas, considerando, além das informações quantitativas, dados relacionados ao risco do negócio, como: administração, carteira de clientes, carteira de fornecedores, concorrência e riscos sistêmicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Tenha uma sólida visão do risco do negócio;
  2. Reforce seus conhecimentos sobre custo de capital, roic, noplat, lucro econômico e fluxos livres de caixa;
  3. Domine as técnicas utilizadas para calcular o valor residual;
  4. Saiba com projetar resultados em cenários diferenciados;
  5. Entenda como fatores sistêmicos podem afetar o fluxo de caixa das empresas.

BIBLIOGRAFIA
SANTOS, J.O. Avaliação de Empresas – Cálculo e Interpretação do Valor das Empresas. Editora Saraiva, 2008
COPELAND, T, KOLLER, T. e MURRIN, J. Avaliação de Empresas. Makron Books. 2001.
BRIGHAM, E. F., GAPENSKI, L. C. e EHRHARDT, M. C. Administração Financeira. Editora Atlas 2001.
CORNELL, B. Corporate Valuation. Irwin. 1993
SANTOS, J. O. Análise de Crédito – Empresas e Pessoas Físicas - 2ª Edição, Editora Atlas, 2003

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