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DISCIPLINA                 COMUNICAÇÃO E CONSUMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR               Clotilde Perez
HORÁRIO                    4ª Feira das 16:00 às 19:00 horas

EMENTA
Contextualização histórica: o moderno e o contemporâneo. Discussões teóricas em torno do conceito de pós-moderno, hipermoderno, capitalismo tardio, modernidade líquida entre outros. A centralidade do consumo na sociedade contemporânea: cultura e consumo; cultura e identidade; identidade e consumo. Consumo e consumismo. O fim do target e os novos paradigmas para construção de segmentação e posicionamento. Do indivíduo ao multivíduo: transitoriedade, fragmentação e liquidez nas manifestações de consumo. A ascensão do hipersigno como possibilidade de completude: o produto como mediação de sentidos complexos.

OBJETIVOS
Discutir os pressupostos teóricos que estão atuando na construção do conceito de pós-modernidade por meio de autores de diferentes regionalidades científicas. Apresentar a reflexão sobre a centralidade do consumo na sociedade contemporânea e suas inter-relações com a cultura, a comunicação e a construção de identidade. Diferenciar consumo e consumismo. Apresentar o conceito de multivíduo como manifestação da transitoriedade e da fragmentação do ser e seus impactos nas relações de consumo.

BIBLIOGRAFIA
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de Janeiro: FGV, 2006
BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008
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________. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007
________. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008
________. A arte da vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009
CANEVACCI, Massimo. Fetichismos Visuais, Corpos Erópticos e Metrópole
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FEATHERSTONE, MIKE. Cultura de consumo e pós-modernismo. São
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LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio – ensaios sobre o individualismo
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_________. O império do efêmero. A moda e seu destino nas sociedades
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LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno. Tradução de
Maria Lúcia Machado.1 ed. São Paulo: Companhia das Letras,
2005
MAFFESOLIK, Michel. No fundo das aparênicas. Petrópolis: Vozes, 1996
PEREZ, Clotilde. O fim do target. In Point of View. São Paulo: Ipsos, 2009
_______ & TRINDADE, E., HELLIN, P & LENCASTRE, P. Do fim do target às
tendências de consumo na contemporaneidade: perspectivas
teóricas para entender novos sentidos. In 10º. Congresso Internacional de Semiótica. La Coruña, 2009



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