Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Voltar para Página inicial
Áreas de Concentração
Mestrado Administração
Doutorado Administração
Disciplinas Administração
Processo Seletivo Administração
 Administração - Projetos Realizados
 Administração - Dissertações
Administração - Agenda e eventos programados
Administração - Gestão Sustentável
Administração - Boletim BISUS
Administração - Boletim on-line BASTA
Administração - Agenda de Eventos

Veja mais eventos

> Calendário Acadêmico
> Defesas da Semana
> Secretaria Acadêmica
> Bolsas de Estudo
> Expediente da Secretaria
> Biblioteca

DISCIPLINA : METODOS QUANTITATIVOS DA PESQUISA EMPÍRICA
Disciplina Comum :MESTRADO E DOUTORADO
PROFESSOR: Belmiro do Nascimento João
HORÁRIO : 2ª Feira das 19:00 às 22:00 horas

EMENTA:
Conceitos Básicos sobre Pesquisa Cientifica : . Construção, Estimação e Validação de Modelos.   Descrição do Universo e/ou Fenômeno de Estudo  e Delineamento da Pesquisa.  Levantamento dos Dados  : O Problema da Amostragem Representativa.   Organização , Processamento e Representação dos Dados.  Métodos Quantitativos :  Analise Exploratória de Dados.  Inferência Estatística : estimação pontal e por intervalos.
Comparação de Populações. Analise e Projeção de Tendências : Regressão e Modelos Econométricos. Introdução a Data Mining : Componentes Principais , Classificação e Analise de Conglomerados.

OBJETIVO:
 Esta disciplina procura fornecer ao aluno uma visão geral da metodologia utilizada na pesquisa empírica bem como alguns dos tratamentos estatísticos mais usados na análise de dados socioeconômicos. Os tratamentos estatísticos e as medidas derivadas são ilustrados mediante a resolução de exemplos concretos, no computador, com base em dados secundários (Censos, Economatica, Banco Mundial , UNDP  e outros) usando, basicamente, os softwares  ECONOMATICA, MINITAB  e SPSS.

BIBLIOGRAFIA:
Bussab, W.; Morettin, P.  : Métodos Quantitativos, Atual Editora ,1997.
Bussab, W de O . Introdução à Análise de Agrupamentos. 9º Simpósio Brasileiro de Probabilidade e Estatística.  IME – USP. 1990.
Bussab, W de O. e Morettin, P. Estatística Básica (Métodos Quantitativos para economistas e Administradores) . São Paulo: ATUAL, 1981
Carvalho, L. : Data Mining  , Erica Ed. 2001.
Carvalho, J. A .M. et alii. Introdução a Alguns Conceitos Básicos e Medidas em Demografia. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro. ABEP. 1998.
Crivisqui, Eduardo. Seminário de Métodos Estatísticos Multivariados Aplicados às Ciências Humanas. IE – UNICAMP. Campinas. 31 Julho a 07 de Agosto de 1998
De Hoyos, A.  : Analisis Exploratória , apostilha 1990.
Hoffmann, Rodolfo. Estatística para Economistas. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
Jannuzzi, P de M. Indicadores Sociais no Brasil - Conceitos, Fontes de Dados e Aplicações. Alinea Editora, 2001.
Toledo, G.L. e Ovalle, I.I. Estatística Básica. 2.ed. São Paulo: ATLAS, 1985, cap.7.
UNDP. Human Development Report, 2003.
Obs. : Economatica é basicamente um  software para analise e banco de dados  sobre indicadores económicos, negocios, mercado de dinero, acciones, finanzas internacionales, productos, sic, noticias Información financiera de más de 1700 empresas de todo el mundo, incluyendo reportes financieros, cotización de acciones, noticias, productos por SIC, etc.

JUSTIFICATIVA:
A nossa civilização está passando por um momento de intensas, aceleradas e surpreendentes transformações que fazem parte da transição da Era da Informação e da Comunicação. As organizações educacionais de vanguarda estão cientes da necessidade de utilizar os avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação (TI e TC)  de forma cada vez mais intensa e eficiente para poder facilitar toda pesquisa relacionada com a aquisição e processamento e representação de conhecimento. Nesta disciplina estaremos abordando os princípios e a técnicas básicas por trás de toda pesquisa empírica indispensável para todos aqueles que tanto no nível acadêmico quanto organizacional precisam  saber como processar dados para transformar eles em informação e como transformar informação para converte-la em conhecimento.  Para facilitar e direcionar a aprendizagem as aulas serão teórico praticas com a utilização de dados reais , e dos  softwares ECONOMATICA,  MINITAB, e SPSS.

 

PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais