Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Voltar para Página inicial
Áreas de Concentração
Mestrado Administração
Doutorado Administração
Disciplinas Administração
Processo Seletivo Administração
 Administração - Projetos Realizados
 Administração - Dissertações
Administração - Agenda e eventos programados
Administração - Gestão Sustentável
Administração - Boletim BISUS
Administração - Boletim on-line BASTA
Administração - Agenda de Eventos

Veja mais eventos

> Calendário Acadêmico
> Defesas da Semana
> Secretaria Acadêmica
> Bolsas de Estudo
> Expediente da Secretaria
> Biblioteca

DISCIPLINA: INOVAÇÃO E AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Disciplina Eletiva - Organizações e Recursos Humanos – MESTRADO E DOUTORADO
PROFESSOR: Maria Cristina Sanches Amorin
HORÁRIO : 4ª Feira das 09:00 às 12:00 horas

EMENTA:
Análise da inovação em duas dimensões: 1) contexto econômico-institucional nacional e internacional; 2) modelos e instrumentos de gestão disponíveis às organizações. Quanto ao contexto, discussão dos aspectos econômicos, políticos, institucionais e legais com impacto no ambiente de negócios; quanto aos modelos e instrumentos, discussão do papel do agente inovador e da criatividade, e das diferentes propostas para a gestão da inovação.

BIBLIOGRAFIA:
ABREU, A. F. CORAL, E. Gestão integrada da inovação – estratégia, e organização e desenvolvimento de produto. SP: Atlas, 2008.
AMORIM, M. C. S. FREDERICO, R. Criatividade, inovação e controle nas organizações. XXXII ENANPAD. Rio, setembro/ 2008.
AXTELL, C.; HOLMAN, D.; UNSWORTH, K.; WALL, T.; WATERSON, P.; HARRINGTON, E. Shop floor innovation: Facilitating the suggestion and implementation of ideas. Journal of Occupational and Organizational Psychology, nº 73, pp. 265-285, 2000.
CAMPOS, A. G. AMORIM, R. L. C. GARCIA, R. C. (org.) Brasil, o estado de uma nação. DF: IPEA, 2007.
KUTNER, R. Tudo à venda – as virtudes e os limites do mercado.
MARTINS, E.C.; TERBLANCHE, F. Building Organisational Culture That Stimulates Creativity and Innovation. European Journal of Innovation Management, Vol. 6, Nº 1, pp. 64-74, 2003.
MELO, M.A.C. AGOSTINHO, M.C.E. Gestão Adaptativa: uma proposta para o gerenciamento de redes de inovação. RAC, v. 11, n. 2, Abr./Jun. 2007: 93-111 93
MARTES, Ana C. B. Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor. REP, vol. 30, nº 2 (118) abrl-junho/2010
NASCIMENTO P. T. S. YU A. S. O. SOBRAL, M. C. As orientações estratégicas da inovação produtos populares. RAC, Curitiba, v. 12, n. 4, p. 907-930, Out./Dez. 2008.
SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. SP: Abril, 1982.
STIGLITZ, J.Os exuberantes anos 90. SP: Cia das Letras, 2003.
VARGAS, E. R. P. ZAWISLAK A. Inovaçăo em serviços no paradigma da economia do aprendizado: a pertinência de uma dimensão espacial na abordagem dos sistemas d proposta para o gerenciamento de redes de inovação. RAC, v. 11, n. 2, Abr./Jun. 2007: 93-111 93

 

PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais