Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação em Administração
Administração - Apresentação Administração - Informações Gerais Administração - Corpo Docente Administração - Núcleos de Pesquisa Administração - Perguntas Frequentes Administração - Links
Voltar para Página inicial
Áreas de Concentração
Mestrado Administração
Doutorado Administração
Disciplinas Administração
Processo Seletivo Administração
 Administração - Projetos Realizados
 Administração - Dissertações
Administração - Agenda e eventos programados
Administração - Gestão Sustentável
Administração - Boletim BISUS
Administração - Boletim on-line BASTA
Administração - Agenda de Eventos

Veja mais eventos

> Calendário Acadêmico
> Defesas da Semana
> Secretaria Acadêmica
> Bolsas de Estudo
> Expediente da Secretaria
> Biblioteca

DISCIPLINA                 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Disciplina Eletiva  - Administração e Planejamento
PROFESSOR               Belmiro do Nascimento João
HORÁRIO                    2ª Feira das 12:45 às 15:45 horas

OBJETIVO DA DISCIPLINA:
O objetivo da disciplina é oferecer aos participantes a teoria e os exemplos de empresas bem sucedidas que atuam em múltiplos mercados internacionais. Empresas que atuam em múltiplos mercados internacionais elaboram e implementam estratégias e modelos de gestão que atendem às necessidades de cada mercado internacional, além de desfrutar das vantagens de escala e do conhecimento proporcionado pela sua atuação global. Além da parte expositiva, serão trabalhados estudos de casos para aplicação dos conceitos e apresentados os resultados de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Os principais tópicos a serem trabalhados são:

EMENTA

  • Teorias de Internacionalização
  • Formas de Entrada em Mercados Internacionais
  • Corporações Multinacionais Brasileiras
  • Evolução conceitual: Internacional, multinacional, global e metanacional
  • Estratégias competitivas em corporações multinacionais
  • Estratégia e Papel das Subsidiárias
  • Abordagem de rede corporativa global em empresas multinacionais
  • Fluxos de conhecimento e tecnologia em corporações globais
  • Vantagem competitiva das nações e ambiente de negócios

BIBLIOGRAFIA
Fundação Dom Cabral (Org.) Internacionalização de Empresas Brasileiras. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.
Doz, Y.; Santos, J. e Williamson, P. (2001) From Global to Metanational – How Companies Win in the Knowledge Economy. Boston: Harvard Business School Press.
Forsgren, M. e Johanson, J. (org.) Managing Networks in International Business. Philadelphia, Gordon and Breach, 1992.
Govindarajan, V. e Gupta, A.K. (2001) The Quest for Global Dominance – Transforming Global Presence into Global Competitiva Advantage. San Francisco: Jossey Bass.
Nohria, N. e Ghoshal, S. The Differentiated Network: Organizing Multinational Corporations for Value Creation. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1997.
Porter, M.E. (1986) (Org.) Competition in Global Industries. Boston: Harvard Bus. School Press.
Rocha, A. (org). A Internacionalização das Empresas Brasileiras: Estudos de Gestão Internacional. Rio, Mauad, 2002, pp. 143-168.
Rugman, A. Inside the Multinationals: The Economics of Internal Markets. New York, Columbia University Press, 1981.
Rugman, A.M.; Wright, R.W. (eds.) Research in Global Strategic Management: International Entrepreneurship. Stamford, CT: JAI Press Inc. p.23-40, 1999.
Yip, G. (1996) Globalização – Como Enfrentar os Desafios da Competitividade Mundial.

PUC-SP | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Pós-Graduação em Administração Developed by DTI - Núcleo de Mídias Digitais